Cibercultura
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Ed. 1. São Paulo: Editora 34. 1999. 231 p.
Lays de Souza Alagues
Hoje em dia é difícil imaginar como seria o mundo sem suas tecnologias, pois apesar de haver pontos negativos eles são poucos comparados a inúmeros benefícios que elas proporcionam. A facilidade de acesso e transmissão das informações, a possibilidade de uma maior interação entre as pessoas consequência da evolução da comunicação, a mobilidade sem sequer sair do lugar, ou seja, um universo de possibilidades ao alcance de todos.
Há uma série de fatores atrativos, para aqueles que lidam com as inovações de maneira de produtiva e que estão se adaptando constantemente, buscando estarem sempre atualizados, mas, não significa que não há dificuldades mesmo para aqueles que são um pouco mais familiarizados, afinal a tecnologia é um constante processo evolutivo é impossível ter domínio completo dela, pior ainda para aqueles que não tem envolvimento nenhum ou pouco contato, essas pessoas acabam tendo que se adaptar para ingressar em um mundo onde a "técnica" ocupa cada vez mais espaço, o mundo que se torna também mais dependente dela.
A " técnica" é muitas vezes associada a algo negativo, relacionando ela como a causa de diversos males que tiveram efeitos na cultura refletidos na sociedade, porém não é desse modo que ela deve ser vista, ela está diretamente ligada a cultura e a sociedade, enfatiza a parte material e artificial do que representa o homem, elas atuam em conjunto, portanto não dá para separá-las e dizer que a tecnologia é um elemento único, autônomo e fator determinante. Logo, a técnica é benéfica na medida em que é interpretada e utilizada de maneira correta.
A tecnologia se mostra necessária e presente no dia a dia de muitos, sendo primordial se adaptar a ela e na medida do possível estar atualizado, bem utilizada e interpretada, é muito mais que positiva. Em suma ela é reflexo da sociedade e não o contrário, é interessante quebrar essa visão limitante, muitas vezes deixam de utilizar uma ferramenta tão importante, por medo do que é novo e desconhecido ou pela falta de conhecimento e essa é justamente a uma das funções dela trazer a informação e o conhecimento de modo prático, rápido e fácil, adaptação é a palavra-chave.
